Prazerices

As boas coisas da vida – das acessíveis às mais exclusivas.

Bebidas

Argentino vence Campari Bartender Competition

Argentino de Mar del Plata, Lucas Gomez está radicado há cinco anos em Florianópolis (SC). Bartender do Balako Bar (Rua Nicolau João de Abreu 58, Floripa), Gomez consagrou-se o favorito dentre os mais de 400 inscritos na Campari Bartender Competition, ao criar um drink quente inspirado na versatilidade de Campari.

A noite de quarta-feira (07/06) foi marcada por uma disputa que agitou o mundo da coquetelaria. A final da Bartender Competition 2023, competição que tem como objetivo fomentar a mixabilidade de Campari por meio da Red Passion, elegeu Lucas Gomez como o grande vencedor da disputa que, este ano, contou com mais de 400 inscritos.

Realizada no LabOf, em São Paulo, a celebração reuniu um seleto grupo de convidados composto por personalidades influentes ligadas ao universo da mixologia – dentre eles, Adriana Pino, Guilherme Ferrari, Rennan Correa e Gabriele Armani (bartender do Paradiso Bar, na Espanha, atual melhor bar do mundo pelo 50 Best Bars) – que compunham a comissão julgadora.

Lucas Gomez surpreendeu com seu drink quente Origens, que leva Campari com infusão de morango, Chardonnay, licor de cacau e xarope de mel – foto Françoise Terzian

“A Campari Bartender Competition é um campeonato muito importante, de mais alto nível. Acredito que todo bartender tem que conhecê-lo. Estou muito feliz de ter recebido o convite para ser jurado e de estar aqui representando o Paradiso Bar. Sou italiano e, para mim, Campari é o sangue do bartender”, afirma Armani.

Após avaliarem de maneira minuciosa os drinks criados por Leonardo Santos (RJ), Lucas Gomez (SC) e Maxsuel Galvão (SE) – que, este ano, tiveram a missão de apresentar um drink com o icônico bitter italiano que fosse perfeito para ser consumido no inverno e que surpreendesse a todos desde o preparo à apresentação – consagraram Lucas Gomez como campeão da disputa, com direito a uma viagem para Itália para conhecer a matriz e todo o universo de Campari e, possivelmente, se tornar embaixador da marca por um ano.

“Eu sempre admirei a competição e essa foi a primeira vez que participei. Deu certo! Cada fase foi muito diferente e muito desafiadora, mas segui meu coração e consegui entregar a minha ideia que era um drink quente. O que a gente sente sempre está certo! Estou muito feliz, sempre foi um sonho conhecer a Itália e agora vou conseguir realizar”, celebra o campeão de 2023.

A criatividade e o talento dos finalistas impressionaram os jurados. No entanto, foi o drink “Origens”, apresentado por Lucas Gomez, que conquistou a preferência dos especialistas. Combinando Campari com infusão de morango e especiarias brasileiras, a criação proporcionou uma experiência surpreendente aos apreciadores.

O segundo lugar foi conquistado por Max Galvão, que apresentou o drink intitulado “Buscapé Campari”, recebendo um prêmio de R$1.500,00. Leonardo dos Santos ficou com o terceiro lugar com seu “Fuyu no Dashi” e levou para casa R$1.000,00. Cada um dos três primeiros colocados ainda irá receber uma NFT exclusiva, inspirada no food pairing utilizado para compor o drink apresentado na segunda fase da competição.

CONHEÇA A RECEITA DO CAMPEÃO ORIGENS

50ml de Suco de Laranja
40ml de Campari com infusão morango
40ml de Vinho Chardonnay
20ml de Xarope de mel da Bragatinga com Puxuri
2ml de Licor de cacau
Especiarias brasileiras

Conheça a receita do segundo lugar Buscapé Campari:
40 ml de Campari
25ml de Sagatiba Envelhecida
30ml de Vermouth de caju
7ml de Xarope de Canela
Guarnição: castanha de caju caramelizada com açúcar e canela

Conheça a receita do terceiro lugar Fuyu no Dashi:
40ml de Campari
25ml de Aperol
30ml de Vermouth Dry
10ml de Dashi