Peixe na crosta de sal, o prato-espetáculo do Vulcano

De culinária mediterrânea da Sicília, o bar-restaurante Vulcano serve um pargo branquinho e ultramacio. Ele fica 45 minutos em dois tipos de forno e chama atenção pela enorme crosta de sal

Françoise Terzian

O bar-restaurante Vulcano, no bairro do Jardins (SP), chama atenção de quem passa pela rua à noite – obviamente, não agora na fase vermelha decretada pelo governo do estado de São Paulo. Afinal, o bar é vistoso e o ambiente é agradável para quem gosta de bebericar drinks e petiscar entradas bem elaboradas.

Essa é a primeira impressão que sem tem da casa especializada em culinária mediterrânea da Sicília, que serve entradas apetitosas e pratos principais chamativos como o Peixe na Crosta de Sal Grosso e Risotto de Limão Siciliano, R$ 180, serve duas pessoas (fotos abaixo).

Peixe em crosta de sal grosso do Vulcano – fotos Françoise Terzian

O peixe em questão é um pargo ultramacio e branquinho, assado por 35 minutos em dois tipos de forno. Primeiro ele fica no forno tradicional a 240 graus por 30 minutos. Depois, ele vai no forno de pedra Izzo por mais 5 minutos, conta o chef Fabiano Santana, o novo comandante da cozinha do Vulcano.

Branquinho, macio e no ponto delicioso, o Saint Peter do Vulcano é aquele prato que vale a pena

Assim que chega à mesa, o Peixe em Crosta de Sal Grosso passa por um verdadeiro “ritual” comandado pelo garçom para retirada de toda camada de sal. O pargo serve bem duas pessoas. Vale aceitar o azeite com limão oferecido para experimentar com o peixe.

O acompanhamento oferecido pela casa é risoto de limão siciliano. O chef Fabiano, no entanto, é flexível e aceitou meu pedido para vir o famoso macarrão em forma de orelhinha da Puglia – o famoso orecchiette. Afinal, eu estava com saudade de degustar essa massa que comi em uma viagem para Bari. Em termos de harmonização, obviamente o risoto de limão siciliano é a escolha perfeita.

Orechiette, o famoso macarrão em forma de orelhinha da Puglia, no salto da bota italiana

Quando for ao Vulcano, não deixe de experimentar ainda a Bruschetta com Caponata Siciliana, R$ 28, (foto abaixo), que é deliciosa. O pão usado na base é muito bem feito. Daqueles de nível alto. E a caponata que vai por cima dá vontade de comer de colheradas. Além dos legumes, o molho de tomate é ótimo e a gostosura leva até pinoli.

Deliciosa. Pão maravilhoso e cobertura para comer de colheradas

VULCANO – Bar & Cucina Mediterrânea

Rua Oscar Freire, 600– Jardins – SP – Telefones: (11) 2574-0545

Ter a qui – 16h às 22h. Sex e sáb – 12h30 às 22h. Dom – 12h30 às 17h.

Por conta da pandemia, os horários de abertura variarão de acordo com a fase adotada pelo governo do estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *