O plano da Lacta para manter liderança na Páscoa
A Lacta, marca da Mondelez, é líder nas vendas de Páscoa há 21 anos. Em ovos de Páscoa, lidera a Páscoa no Brasil há exatos 21 anos. Cerca de 40% das vendas de ovos estão nas mãos da dona das marcas Sonho de Valsa, Diamante Negro e BIS. Na chamada linha regular, composta por tabletes de chocolates e caixas de bombons, a Lacta tem 34% do mercado.
“Sonho de Valsa continua sendo o número 1 em vendas para a Lacta e a expectativa é que ele continue sendo o número 1 de vendas da categoria como um todo”, afirma Ricardo Reis, gerente de Páscoa da Lacta. Nesta Páscoa 2019, a fabricante de chocolates levará para as parreiras dos supermercados dois tamanhos de ovo Sonho de Valsa – de 270 gramas e 330 gramas.
DEPOIS DE TRÊS ANOS DE DERRETIMENTO…
“A Páscoa não está indo para o buraco”, avisa Reis, em resposta a quem nutria essa teoria após três anos (2015, 2016 e 2017) de queda consecutiva na venda de ovos (em volume). O segmento de chocolates, no entanto, continuou crescendo. Com a crise, muitos lares deixaram de consumir os produtos sazonais – caso do ovo – para comprar a linha regular – tabletes e bombons – durante os 45 dias que envolvem o período da Páscoa.
Foi só em 2018 que as vendas de ovos de chocolate voltaram a dar sinal de recuperação, com um crescimento de 1% em volume. Esse aumento, observa Reis, pode ter vindo dos novos 3,3 milhões de lares brasileiros que passaram a consumir chocolates na Páscoa. Desses, 840 mil comeram propriamente o ovo e não só tabletes e bombons. “Mas esse crescimento de 1% também pode ter vindo de lares que já consumiam o produto sazonal e passaram a comprar mais”, conta o gerente da Lacta.
No ano passado como um todo, a Páscoa cresceu 4,1% em volume, segundo a Nielsen. O percentual foi puxado pelo avanço nas vendas da linha regular, além de produtos sazonais como ovos e coelhos de chocolate.
Para 2019, Reis não arrisca previsões, mas se diz otimista com a proximidade da Páscoa, que deve ser de crescimento para a Lacta e o setor como um todo.
IMPACTO DO EFEITO AMPULHETA
Em tempos de dificuldade econômica, o chamado “efeito ampulheta” ganhou força. Enquanto uma parte dos consumidores migrou para a base, em busca de produtos de maior valor agregado, mais premium, no quesito indulgência ou benefícios (caso dos chocolates com maior concentração de cacau), outra parte correu para a base. Isso significa que muitos ficaram mais racionais em relação ao desembolso e passaram a comprar produtos regulares, mais acessíveis.
Foi assim que as barras de chocolate e as caixas de bombom ganharam papel importante na estratégia da indústria e do varejo na época de maior consumo de chocolate do ano, a Páscoa. Esses produtos tomarão o lugar dos ovos? “Provavelmente não, mas é um momento que a indústria precisa olhar para eles e para tudo que o consumidor deseja para remodelar suas ações e atender a demanda de quem compra da melhor maneira. E a gente, como líder, puxa essa remodelação”, explica Reis.
LACTA NA PÁSCOA 2019
São várias as frentes de aposta da Lacta para atingir seu 22º ano de liderança na Páscoa 2019 e ela passa tanto pelos tão mencionados produtos regulares quanto pelos clássicos da marca e também pela inovação. Ao todo, serão mais de 20 ovos apresentados. A grande novidade é o Ovo Bis Black, que pega carona nessa onda crescente de consumo de chocolate amargo. E também a volta do Ovo Oreo e Ovo Oreo Branco com tripla camada.
Para o consumidor que deseja algo além do chocolate ao leite, com textura e mescla de sabores, a Lacta também levará para as parreiras do varejo o Ovo Bis Oreo e também ao leite e ao leite e branco.
Para as crianças, antigas licenças voltam repaginadas nos ovos infantis Barbie e Hotwheels. “São duas marcas emblemáticas no universo dos brinquedos”, lembra Reis. E também chega às parreiras o Ovo da Mulher-Maravilha, que vem com uma tiara igual à da heroína. Isso sem falar em Os Vingadores e super-heróis conhecidos como Hulk, Homem de Ferro e Capitão América.
A linha regular, cada vez mais presente no carrinho do consumidor, chega com uma novidade – a caixa de bombons azul Lacta Favoritos Minions, que vem com desenho dos Minions, 11 chocolates e uma miniaturade Minion equilibrista.
PROMOÇÃO IMPULSIONADORA DE VENDAS
De 7 de março a 21 de abril, nas compras de um ovo de Páscoa ou R$ 20 em produtos Lacta participantes, o consumidor será premiado. Ele deverá se cadastrar no site www.pascoalacta.com.br e tirar uma foto do cupom fiscal. Na hora, ele ganhará um código promocional para escolher dentre três prêmios – um serviço de streaming por um mês na plataforma Looke, uma sessão de beleza/bem-estar em parceiros pré-definidos ou um ingresso de cinema em uma rede como Cinemark, UCI e Kinoplex.