Os planos do confiante Noël Prioux, CEO do Carrefour Brasil

A poucos dias de o Brasil decidir seu futuro nas urnas, o francês Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil desde o fim de outubro de 2017, chama atenção por duas características. O pleno domínio da língua portuguesa e a afirmação, por várias vezes consecutivas, da “confiança muito grande” que nutre pelo país. “O Brasil tem um potencial espetacular, apesar das crises. Queremos investir aqui. É claro que um governo com uma política capaz de unir os brasileiros em torno de um projeto comum seria muito melhor para o Brasil do futuro”, afirma, em conversa com o PRAZERICES.

Noël Prioux, vale lembrar, comanda a segunda maior operação do Carrefour no mundo, atrás apenas da França. “O Carrefour Brasil faturou cerca de R$ 50 bilhões em 2017 enquanto a França 45 bilhões de euros.” Por aqui, o grupo investe nos formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Supeco (atacado de autosserviço de proximidade), além de postos de combustíveis e drogarias.

Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 638 pontos de vendas e contabiliza mais de 82 mil colaboradores.

Conheça, abaixo, algumas das visões de Noël Prioux:

OLHAR DE FORA
“O Brasil precisa mirar o futuro e não o passado. É preciso passar confiança às empresas e ao investidor estrangeiro para que ele aporte no país. Também é fundamental dar confiança ao consumidor. Se ninguém comprar, esse será um agravante que tornará mais lenta a recuperação da economia.”
FORMATOS 
O momento pede vários formatos para o setor supermercadista. “Vamos começar a divulgar mais o digital, das vendas via e-commerce, assim como vamos continuar a investir nas lojas de proximidade e também nas lojas maiores e com preços mais agressivos.”
O HIPERMERCADO NÃO MORRERÁ
O modelo de hipermercado não está morto. “Pelo contrário, o hipermercado te permite ter acesso a mais produtos que o atacarejo, que não tem tanto espaço e vende volume. O hipermercado, por sua vez, permite oferecer mais sortimento como mais produtos orgânicos, naturais, com menos gordura, peixe 100% frescos como fazemos nos hipermercados do Carrefour.”
CONSUMO SAUDÁVEL
Noël Prioux anunciou essa manhã, em São Paulo, o movimento Act For Food. O novo posicionamento do grupo no mundo visa colocar em prática uma série de ações e investimentos para ampliar o acesso do consumidor a alimentos saudáveis e de qualidade. Este é mais um desdobramento do plano de transformação global, o ‘Carrefour 2022’, anunciado na França, no início do ano.
MAIS ORGÂNICOS NO CARRINHO
Noël Prioux
Noël Prioux e a meta de dobrar, até 2020, a participação de orgânicos no total de produtos frescos
O Carrefour tem a meta global de vender 5 bilhões de euros em alimentos orgânicos até 2022. No Brasil, Noël Prioux promete reduzir em até 50% a diferença dos preços dos orgânicos das lojas Carrefour em relação à concorrência. “Queremos permitir que os clientes tenham acesso a esses produtos. Se antes era para um cliente A, agora queremos que seja para todos.”
O caminho, garante Noël Prioux, não é pressionar o produtor nas negociações, mas sim reduzir a margem do próprio Carrefour com esses alimentos.
PLANOS BRASIL
Prioux e a expansão do Programa Únicos, que dá desconto a alimentos fora do padrão estético

Duplicar até 2020 a participação de orgânicos no total de produtos frescos vendidos em relação a 2017.

– Desenvolver novos fornecedores para ampliar o portfólio de produtos da marca própria.
– Estabelecer novas parcerias com produtores locais para aumentar a oferta de produtos frescos regionais.
– Expandir, até o final de 2018, o serviço ‘Retire de Carro’ para 10 pontos no estado de São Paulo, permitindo a mais clientes retirar em lojas físicas as compras de alimentos realizadas via e-commerce.
– Expandir para 45 lojas o Programa Únicos até o final deste ano, que comercializa com desconto alimentos fora do padrão estético tradicional.
– Expandir a nova seção de produtos ‘Saudáveis’, que facilita a escolha desses itens (orgânicos, integrais, sem antibiótico e para dietas restritivas), para todos os hipermercados e supermercados do país em 2019.
– A companhia anunciou ainda o compromisso cage-free, que vai garantir que todos os ovos comercializados a partir de 2028 sejam provenientes do sistema livre de gaiolas, promovendo o bem-estar animal de galinhas poedeiras.
– Lançamento do projeto ‘Produção Sustentável de Bezerros’, a fim de fomentar a criação sustentável em propriedades do Mato Grosso.
– Parceria com o programa Seafood Watch para mapear a própria cadeia de fornecimento de pescado e garantir um modelo de pesca mais sustentável.

2 comentários em “Os planos do confiante Noël Prioux, CEO do Carrefour Brasil

  • 28 março, 2019 em 20:24
    Permalink

    Esta empresa só pensa em faturamento e aumento das suas operações, não investem nada na qualificação e desenvolvimento de carreira de seus funcionários apenas escraviza-los em um regime de escala desumano, definitivamente não recomendaria a ninguém uma carreira no carrefour brasil!

    Resposta
  • 1 abril, 2019 em 0:19
    Permalink

    O Grupo Carrefour é, pelo contrário de um comentário ‘prognóstico’, uma empresa maravilhosa para se trabalhar, há oportunidades para quem não sabe fazer absolutamente nada no setor. Há quem esteja trabalhando no Carrefour há anos e teve sua oportunidade, subiu cada degrau com garra e merecimento. A empresa oferece muitas formações, e até faz parceria com faculdades para formação de seus funcionários. Também existe o PLR Operacional, que encoraja os colaboradores a estarem sempre ‘a frente nos negócios’ , se preocuparem com as lojas e terem a famosa ‘dor de dono’. Trabalhar no Carrefour é ter certeza de carreira e desenvolvimento.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas