Zaanse Schans, a vila holandesa dos moinhos de vento

Um passeio obrigatório para quem viaja para Amsterdã, capital da Holanda, é Zaanse Schans, uma vila onde ficam os moinhos de vento holandeses. Ao pegar um ônibus na Estação Central de Amsterdã – 891 (mais rápido pela rodovia) ou 391 (com paradas por dentro da cidade) -, você chega a Zaanse Schans, região que já abrigou mais de 600 moinhos de vento. Hoje, eles não passam de 10. No entanto, sua boa conservação preserva a história da Holanda.

Zaanse Schans
Os moinhos de vento remanescentes podem ser vistos em Zaanse Schans

Dois deles ainda estão em funcionamento e, por 5 euros, você pode visitá-los internamente e conhecer seu funcionamento. Com sorte, quando bate um ventinho, dá até para ver o moinho girar.

Nesta vila com parque, hoje são pouco mais de 10 moinhos ante os 600 do passado

A região é bem turística, especialmente no verão europeu. Não por acaso, o lugar fica lotado de visitantes. Com um pouco de paciência, além dos moinhos, você ainda pode visitar a fábrica de tamancos holandeses e as de queijos, biscoitos e chocolates. Um passeio cheio de cor e sabor.

O ponto turístico fica entre 30 e 45 minutos de Amsterdã

Zaanse Schans é relativamente rápido e próximo de Amsterdã – o trajeto leva, em média, de 30 minutos a 45 minutos. A entrada no parque é gratuita e o bilhete de ônibus de ida e volta custa 10 euros.

Por Christina Souza, de Amsterdã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas