O imperdível festival do tartufo da Basilicata

Está aberta a temporada de degustação de pratos com trufas italianas em São Paulo. A Basilicata, casa centenária do bairro do Bixiga, abriu na segunda-feira (21/08) seu Festival do Tartufo. Cerca de 1 quilo do autêntico tartufo nero da Toscana, caçado por cães nas cidades de San Gimignano, San Miniato e Volterra, acaba de chegar ao Brasil pelas mãos de Claudio Savitar, sinônimo da iguaria nas mais diferentes formas – fresca, em conserva, no azeite, na salsa, no mel e no risoto. No Brasil, o quilo do tartufo nero fresco da Toscana custa, atualmente, por volta de R$ 3,5 mil.

Festival do Tartufo
A imperdível polenta taragna com pecorino e salsa tartufada do festival do tartufo

Ele trouxe esse cobiçado ingrediente pessoalmente para o chef Rafael Lorenti, pertencente à quinta geração da família Laurenti-Lorenti da Basilicata, que até sexta-feira promove o Festival do Tartufo no restaurante localizado no segundo piso da Basilicata. Em um menu saboroso, de encher os olhos e o estômago, ele mescla ingredientes do Brasil e da Itália em cinco imperdíveis tempos ao custo de R$ 278 por pessoa. Vale cada centavo, dado seu sabor e elaboração.

Festival do Tartufo
À esq., o chef Rafael Lorenti, do restaurantea Basilicata (SP), e o toscano Claudio Savitar

Prazerices esteve na Basilicata ontem, onde degustou todos os pratos e conversou com Savitar. Na ordem, fazem parte do Festival do Tartufo as seguintes criações:

Benvenuti (boas-vindas) – Pinhão com Azeite Trufado

“O pinhão é subestimado hoje, sendo usado basicamente nas festas juninas, sem temperos. Aqui, ele leva azeite de trufas”, conta o chef Rafael Lorenti. O resultado: um petisco delicioso, leve e viciante. Difícil parar de comer.
Pinhão com azeite de tartufo. Vontade de comer até dizer chega

Entrada – Polenta Taragna com Pecorino e Salsa Tartufaia.

Deliciosa, essa polenta especial, feita com trigo sarraceno ficou irresistível com o saboroso queijo e a salsa com trufas negras. Um prato para abrir os olhos e o paladar.

Javali em crosta de pistache com massa em manteiga de sálvia e tartufo neroPrato Principal – Cinghiale em crosta de Molica e Pistache com Taglioline e Trufas Frescas

Como o tartufo é caçado por cães, o chef Lorenti optou pelo uso de uma carne de caça, que é o javali, com sabor mais acentuado. O acompanhamento foi pensado para ser o coadjuvante sem roubar o sabor da carne. Neste caso, ela leva a refrescância da manteiga de sálvia com lascas de tartufo nero.

Spizzico – Grana Padano com mel de acácias e trufas

Vários sabores harmonizados. O doce, o salgado, a delicadeza do mel com fundo acentuado. Um ótimo pré-sobremesa.

Grana Padano em mel de acácias e azeite de trufa

Dolce (sobremesa) – Gelato di grappa com Mostarda de cremona e perfume de trufas

Completamente diferente da maioria das sobremesas encontradas hoje em São Paulo, ela foi estrategicamente pensada. O gelato de grappa refresca a boca após uma colherada que leva uma pimentinha calabresa. É uma combinação do quente com o frio, como explica o chef Lorenti. Em cima, delicadas raspas de tartufo nero. Já na base, frutas em conserva, o lado adocicado do dolce.

Raspas de tartufo nero sobre sorvete de grappa, pimenta calabresa e compota de frutas

——————————————

Serviço: Festival do Tartufo da Basilicata

Período: 22 a 01 de Setembro de 2017 (com exceção do final de semana)

Endereço: Rua 13 de Maio, 596, Bixiga – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3289-3111

Horário: Terça à quinta: 12h às 15h30 e 19h30 às 23h30

Sexta: 12h às 15h30 e 19h30 à 1h

Capacidade: 90 lugares

Cartões: Crédito e débito (todos)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas