Uma semana para degustar 160 pratos italianos

Uma semana para degustar para degustar 160 pratos italianos das 20 regiões do país da bota. Eles serão preparados por 20 chefs de cada uma delas em 20 restaurantes de São Paulo. De segunda-feira (17) a domingo (23), acontece na cidade a 5ª Settimana della Cucina Regionale Italiana.

“Este é o maior movimento do país no exterior voltado à disseminação da gastronomia italiana, que não se resumo apenas à degustação, mas também tem por objetivo tornar conhecidas a origem dos pratos, sua evolução ao longo dos séculos, a forma de cozinhar e suas adaptações no Brasil”, explica Erica Di Giovancarlo, diretora no Brasil da Italian Trade Agency (ITA).

Carne bovina cortada na ponta da faca, creme de avelãs, mel ao limão e pão crocante do Attimo
Carne bovina cortada na ponta da faca, creme de avelãs, mel ao limão e pão crocante do Attimo, que representará a região do Trentino-Alto Adige

Durante sete dias, os 20 restaurantes vão oferecer, no almoço e no jantar, oito pratos diferentes, sempre preparados a quatro mãos por um chef italiano e o titular das caçarolas do restaurante paulistano. As refeições completas custarão entre R$ 72 e R$ 198, dependendo da casa e do período, sem bebidas. Todas serão elaboradas com produtos importados como azeites, massas, queijos, itens de salumeria (presunto de Parma, salames, mortadelas, dentre outros) e vinhos.

Casa Santo Antônio,, que recebe o chef Giordano De Stefano, da Calábria
Casa Santo Antônio,, que recebe o chef Giordano De Stefano, da Calábria. De entrada, tortinha de peixe com camarão e pão ao sabor de manjericão

Os restaurantes participantes são:

Aguzzo Cucina e Vino (foto de abre dessa matéria, representando a região de Molise), Attimo (região de Trentino -Alto Adige), Buttina (região do Lazio), Casa Santo Antônio (Calábria), Friccò Ristorante (Valle d´Aosta), Maremonti (Lombardia), Osteria del Pettirosso (Basilicata), Pasquale Cantina (Vêneto), Picchi (Marche), Piselli (Piemonte), Ristorantino (Abruzzo), Santo Colomba (Ligúria), Sensi Gastronomia (Friuli-Venezia Giulia), Spadaccino (Emilia-Romagna), Supra di Mauro Maia (Puglia), Terraço Itália (Toscana), Trattoria Fasano (Umbria), Tre Bicchieri (Sicília), Vinarium (Campania) e Vinheria Percussi (Sardenha).

Picchi
Do restaurante Picchi, a chef Barbara Settembri, d de Marche, prepara delícias como esse tortelli recheado de salame cremoso e batatas com fonduta de queijo

Além das refeições preparadas a quatro mãos pelos chefs italianos e os comandantes das cozinhas dos restaurantes de São Paulo, a 5ª Settimana della Cucina Regionale Italiana contará com uma programação paralela, composta por palestras, filmes e degustações. Para ver a programação completa, acesse aqui.

Terraço Itália
No Terraço Itália, a imperdível panacota com frutas do bosque e calda de chocolate do chef Antonio Morelli, da Toscana

Um comentário em “Uma semana para degustar 160 pratos italianos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *