Puerto Vallarta, de antiga vila de pescadores a “tesouro mexicano”, faz 98 anos

Puerto Vallarta, a antiga vila de pescadores que se transformou em zona portuária e, mais tarde, em um dos principais destinos turísticos do México, completa 98 anos em 31 de maio. O “tesouro mexicano”, localizado no estado de Jalisco, anda desbancando até referências como Cancún na preferência dos turistas em viagem ao país.

Com mais de 300 mil habitantes, número que pode dobrar na alta temporada, Puerto Vallarta é um destino de sol e águas calmas o ano todo – no inverno, a temperatura média oscila entre 20ºC e 23ºC. No verão, a Praia Los Muertos (Os Mortos) é um dos pontos de encontro entre os nativos e os visitantes.

Vallarta, como gostam de explicar os mexicanos, é uma homenagem ao ilustre advogado jalisciense Ignacio L. Vallarta. Foi com Hollywood, no entanto, que o destino ficou mundialmente famoso. A cidade foi palco para as gravações do longa A Noite do Iguana, com Ava Gardner e Richard Burton, em 1964. Elizabeth Taylor, que viria a se tornar a esposa de Burton no mesmo ano, o visitava frequentemente no set de filmagens. O casal, inclusive, chegou a comprar uma casa na cidade. Hoje, a residência é um emblemático hotel com piscina, spa e um restaurante homônimo ao filme.

No inverno, temperatura entre 20 e 23 graus
No inverno, temperatura entre 20 e 23 graus

“O número de brasileiros em Puerto Vallarta cresceu 15% nesses últimos 12 meses. Em comum, são visitantes em busca de uma viagem menos trivial, que propicie uma harmonia perfeita entre cultura, natureza e uma hospedagem de luxo”, conta Enzo Avezum, diretor da ITour, representante do destino no Brasil. A cidade é conhecida por seus resorts de luxo, um tipo muito procurado de hospedagem, mas não a única.

Em 2015, a região recebeu cinco milhões de viajantes, vindos especialmente dos Estados Unidos, do Canadá e do próprio México. Europa e América do Sul vêm gradualmente ganhando espaço no ranking de visitantes.

Iglesia Nuestra Senora de Guadalupe, um dos cartões-postais da Puerto Vallarta
Iglesia Nuestra Senora de Guadalupe, um dos cartões-postais da Puerto Vallarta

COMO CHEGAR

Localizado na faixa litorânea entre os estados de Nayarit e Jalisco, o destino tem como porta de entrada o Aeroporto Internacional Gustavo Díaz Ordaz, o sétimo mais movimentado do México. Os brasileiros dispõem de um voo diário da Aeromexico para a Cidade do México, de onde podem partir para Puerto Vallarta.

Seu porto é considerado o mais popular de toda a costa do Pacífico mexicano para a operação de cruzeiros, pela capacidade de atracar simultaneamente três embarcações de alto padrão. Os navios Norwegian, Princess, Carnival e Holland American são os mais frequentes.

A oferta de hospedagem é ampla – são mais de 20 mil opções de hotéis e resorts de luxo categorizados com cinco estrelas, hotéis boutiques, B&B (Bed & Breakfast), casas particulares e condomínios. Em fevereiro, a cidade obteve um histórico índice médio de ocupação de 95%.

Mais informações em http://visitpuertovallarta.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *