Samir Amis, em Moema, produz 200 mil esfihas por mês

Empório Árabe fundado em 2006 e muito conhecido dos moradores do bairro, Samir Amis é, hoje, um dos maiores produtores de esfihas coquetel de São Paulo

Françoise Terzian

É da cozinha do movimentado empório árabe Samir Amis, há 16 anos conhecido dos moradores de Moema (SP), que são produzidas 200 mil unidades de esfiha coquetel por mês. Elas saem do forno diretamente para buffets, festas, supermercados, cafés e também para a loja do movimentado empório fundado pelo sírio Moris Azar, na Alameda dos Nhambiquaras 1020.

samir amis
Joseph Azar, filho do fundador Moris e hoje à frente do empório árabe

De Al-Qamishli, na Síria, Azar chegou ao Brasil em 1988 sem falar uma única palavra de português. Isso não foi um impeditivo para que ele iniciasse sua jornada em solo paulistano vendendo pão sírio. Com o passar do tempo, foi além. Em 2006, Azar abriu o empório árabe Samir Amis em Moema, dada a grande comunidade de imigrantes que habitam no bairro e entorno. Não demorou muito para a casa ser “descoberta” pelos não árabes que logo se apaixonaram por seus irresistíveis pratos.

Ampla variedade no Samir Amis, que produz de tabule e arroz sírio a kibes e esfihas – fotos Françoise Terzian

A casa, hoje comandada pelo filho Joseph (da primeira foto dessa matéria), seu irmão e mãe, produz esfihas abertas e fechadas em sabores variados, kibe frito e de forno, falafel, tabule, pratos tradicionais da culinária árabe, pão sírio, o famoso trio de mezzes (coalhada seca, homus e babaganouch), além de doces.

Pão sírio sempre fresquinho e trio de mezzes

Toda comida é preparada diariamente e as esfihas são assadas várias vezes ao longo do dia. Destaque ainda para o delicioso arroz com lentilha, com cebola refogada como se deve, para o arroz marroquino (com aletria) e para o ótimo babaganuch (a pasta de berinjela agrada muito pela execução, textura e aquele queimadinho típico).

Esfiha tamanho coquetel é a especialidade do Samir Amis

Samir Amis vende, além de pratos feitos na casa, um paraíso das delícias árabes importadas. Água de rosas, flor de laranjeira, melaço de romã, miski, barras crocantes de gergelim, turkish delight, biscoitos, diversos tipos de doces, favas importadas do Líbano de diferentes tamanhos (ingrediente imprescindível para se fazer o verdadeiro falafel), chás, destilados, azeites, semolina, frutas secas e muitos outros insumos de países árabes. A casa também oferece uma boa variedade de arguiles.

Samir Amis
Alguns dos doces árabes oferecidos pela casa

Entre pratos produzidos diariamente na casa e itens importados, o Samir Amis é um destino certeiro para quem deseja encontrar uma ampla variedade de ingredientes e pratos – de pimenta síria a biscoitos tradicionalmente famosos em países árabes às famosas esfihas.

SERVIÇO

O empório árabe Samir Amis abre de segunda a sábado, das 9h às 20h, na Alameda dos Nhambiquaras 1020, em Moema (SP). A casa também conta com um serviço próprio de delivery pelo 11-5054-2695, com atendimento para toda São Paulo e municípios vizinhos.