Os planos do confiante Noël Prioux, CEO do Carrefour Brasil

A poucos dias de o Brasil decidir seu futuro nas urnas, o francês Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil desde o fim de outubro de 2017, chama atenção por duas características. O pleno domínio da língua portuguesa e a afirmação, por várias vezes consecutivas, da “confiança muito grande” que nutre pelo país. “O Brasil tem um potencial espetacular, apesar das crises. Queremos investir aqui. É claro que um governo com uma política capaz de unir os brasileiros em torno de um projeto comum seria muito melhor para o Brasil do futuro”, afirma, em conversa com o PRAZERICES.

Noël Prioux, vale lembrar, comanda a segunda maior operação do Carrefour no mundo, atrás apenas da França. “O Carrefour Brasil faturou cerca de R$ 50 bilhões em 2017 enquanto a França 45 bilhões de euros.” Por aqui, o grupo investe nos formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Supeco (atacado de autosserviço de proximidade), além de postos de combustíveis e drogarias.

Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 638 pontos de vendas e contabiliza mais de 82 mil colaboradores.

Conheça, abaixo, algumas das visões de Noël Prioux:

OLHAR DE FORA
“O Brasil precisa mirar o futuro e não o passado. É preciso passar confiança às empresas e ao investidor estrangeiro para que ele aporte no país. Também é fundamental dar confiança ao consumidor. Se ninguém comprar, esse será um agravante que tornará mais lenta a recuperação da economia.”
FORMATOS 
O momento pede vários formatos para o setor supermercadista. “Vamos começar a divulgar mais o digital, das vendas via e-commerce, assim como vamos continuar a investir nas lojas de proximidade e também nas lojas maiores e com preços mais agressivos.”
O HIPERMERCADO NÃO MORRERÁ
O modelo de hipermercado não está morto. “Pelo contrário, o hipermercado te permite ter acesso a mais produtos que o atacarejo, que não tem tanto espaço e vende volume. O hipermercado, por sua vez, permite oferecer mais sortimento como mais produtos orgânicos, naturais, com menos gordura, peixe 100% frescos como fazemos nos hipermercados do Carrefour.”
CONSUMO SAUDÁVEL
Noël Prioux anunciou essa manhã, em São Paulo, o movimento Act For Food. O novo posicionamento do grupo no mundo visa colocar em prática uma série de ações e investimentos para ampliar o acesso do consumidor a alimentos saudáveis e de qualidade. Este é mais um desdobramento do plano de transformação global, o ‘Carrefour 2022’, anunciado na França, no início do ano.
MAIS ORGÂNICOS NO CARRINHO
Noël Prioux
Noël Prioux e a meta de dobrar, até 2020, a participação de orgânicos no total de produtos frescos
O Carrefour tem a meta global de vender 5 bilhões de euros em alimentos orgânicos até 2022. No Brasil, Noël Prioux promete reduzir em até 50% a diferença dos preços dos orgânicos das lojas Carrefour em relação à concorrência. “Queremos permitir que os clientes tenham acesso a esses produtos. Se antes era para um cliente A, agora queremos que seja para todos.”
O caminho, garante Noël Prioux, não é pressionar o produtor nas negociações, mas sim reduzir a margem do próprio Carrefour com esses alimentos.
PLANOS BRASIL
Prioux e a expansão do Programa Únicos, que dá desconto a alimentos fora do padrão estético

Duplicar até 2020 a participação de orgânicos no total de produtos frescos vendidos em relação a 2017.

– Desenvolver novos fornecedores para ampliar o portfólio de produtos da marca própria.
– Estabelecer novas parcerias com produtores locais para aumentar a oferta de produtos frescos regionais.
– Expandir, até o final de 2018, o serviço ‘Retire de Carro’ para 10 pontos no estado de São Paulo, permitindo a mais clientes retirar em lojas físicas as compras de alimentos realizadas via e-commerce.
– Expandir para 45 lojas o Programa Únicos até o final deste ano, que comercializa com desconto alimentos fora do padrão estético tradicional.
– Expandir a nova seção de produtos ‘Saudáveis’, que facilita a escolha desses itens (orgânicos, integrais, sem antibiótico e para dietas restritivas), para todos os hipermercados e supermercados do país em 2019.
– A companhia anunciou ainda o compromisso cage-free, que vai garantir que todos os ovos comercializados a partir de 2028 sejam provenientes do sistema livre de gaiolas, promovendo o bem-estar animal de galinhas poedeiras.
– Lançamento do projeto ‘Produção Sustentável de Bezerros’, a fim de fomentar a criação sustentável em propriedades do Mato Grosso.
– Parceria com o programa Seafood Watch para mapear a própria cadeia de fornecimento de pescado e garantir um modelo de pesca mais sustentável.

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