As três décadas da impecável Vinheria Percussi

Fundada em 1985 como enoteca, hoje a Vinheria Percussi é, sem dúvida, um dos ótimos italianos da cidade de São Paulo. Impecável em suas criações, a casa conseguiu desenvolver em seus 33 anos de história uma visível excelência na execução dos pratos. Os risotos da Vinheria Percussi, por exemplo, são singulares. Saborosos sem pesar a mão na gordura. Um pecado mortal em muitos restaurantes de São Paulo que carregam desmedidamente na manteiga ou na banha de porco.

As massas artesanais, por sua vez, chegam al dente e cheias de cores e sabores à mesa. O restaurante italiano foi, nem todos sabem, responsável por introduzir o conceito de taça de vinho, por armazenar a bebida em ambiente devidamente climatizado e também precursor na oferta de menus gastronômicos e harmonizados. Uma mudança e tanto nos tempos de consumo preferencial de uísque e cerveja durante as refeições.

Para celebrar os 33 anos da Vinheria Percussi, a casa lança nesta segunda-feira (1º de outubro), na Livraria da Vila dos Jardins, o livro Percussi Fatto a Mano. O novo título do clássico restaurante italiano traz 46 receitas da chef Silvia Percussi dispostas em 11 menus temáticos. As receitas e fotos recontam as mais de três décadas da premiada casa. O sucesso da Vinheria Percussi, é justo dizer, também se deve ao sempre ativo Lamberto Percussi, irmão e sócio de Silvia no restaurante e mestre nas harmonizações com vinhos.

“Foi com nossos menus gastronômicos que conseguimos, da forma mais fiel e autêntica, mostrar aquilo que aprendemos, bebemos e comemos na mesa de casa com nossos pais” recorda Silvia.

O primeiro menu gastronômico ganhou forma em 1998, com o Menu di Funghi, ingrediente adorado por Silvia e que rendeu um livro com 100 receitas ditadas pela chef (Menu di Funghi, Ed. Olhares, 2013). Em 2002, a Vinheria Percussi serviu o primeiro Menu de Tartufi Bianchi – as trufas brancas –, iguaria trazida da Itália para reinar no cardápio especial criado pela chef Silvia. Vieram, posteriormente, muitos outros como o Menu di Funghi al Tartufo e o Menu Bio, que segue a tendência mundial dos orgânicos.

Dentre os 46 pratos dos 11 menus que aparecem no livro, PRAZERICES degustou dois na Vinheria Percussi. O primeiro:

RISOTTO AI TRE FUNGHI E RADICE DI LOTUS

Risoto de 3 funghis e raiz de lótus

Opinião: surpreendeu pelo sabor, pela textura e, claro, pelos ingredientes que se completaram. Deu vontade de repetir.

Vinheria Percussi
Risoto de três funghis e raiz de lótus da Vinheria Percussi

TORTELLI DI PARMA AL TRIPLO BURRO

Massa Fresca artesanal recheada com preseunto Parma e ricota servida com molho de creme de leite, manteiga e parmesão

Opinião: aquele prato que deixa todos da mesa em silêncio tamanha a sua irresistibilidade. Primeiro, chamam atenção o visual e as cores da massa artesanal. Depois, o sabor do tortelli ressaltado pelo delicioso molho à base de creme de leite, manteiga e parmesão. Veredicto: criação inesquecível da chef que se inspirou nas massas recheadas da Emilia-Romanha, cuja capital é Bolonha. Tanto que, durante a degustação, muita gente aproveitou o pão para limpar o prato. Afinal, seria pecado deixar sobrar molho.

Vinheria Percussi
O irresisível Tortelli di Parma Al Triplo Burro da Vinheria Percussi, na capa do livro

Percussi Fatto a mano

Editora Olhares

ISBN: 978-85-62114-61-8

Número de páginas: 132

Formato: 21,5 x 25,5cm

Capa dura

Preço de capa: R$ 120

2 comentários em “As três décadas da impecável Vinheria Percussi

  • 2 outubro, 2018 em 21:49
    Permalink

    Françoise, que delicia de texto, muito obrigado! Felizes em estar no ‘Prazerices’, aos 33!! Parabéns pelo trabalho e muito sucesso!!!

    Resposta
    • 3 outubro, 2018 em 0:12
      Permalink

      Muito obrigada pelo lindo comentário, Lamberto! Ainda mais sucesso para vocês. Volte sempre. :>)

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas