A nova e imperdível ‘bíblia do pão’ da Editora Senac

Ele está presente na Bíblia Sagrada e nas mesas dos povos de praticamente todas as culturas. Do Mantou, muito comum nos países asiáticos e conhecido por seu preparo no vapor e apreciação com molho de soja, à imperdível Focaccia, achatado típico da região de Gênova, comer pão é como devorar culturas, sabores, texturas e experiências. Se consumir pão é um prazer, imagine a sensação de colocar a mão na massa e preparar algo seu, com técnica e também afeto. Não é preciso ser padeiro para transformar a cozinha e mergulhar em inúmeros e deliciosos experimentos. Para isso, a Editora Senac acaba de lançar sua ‘Bíblia do Pão’, uma obra completa e detalhadíssima batizada de Manual Prático de Panificação.

Pelas 349 páginas da obra, o leitor passeia por ingredientes, equipamentos, processos e um universo composto por 90 receitas do mundo e, claro, do Brasil. Há tantas criações que dificilmente alguém terá experimentado todas. Dado o nível de especificidade do livro, Manual Prático de Panificação é um item obrigatório na cozinha de cozinheiros amadores e profissionais. Uma verdadeira ‘Bíblia do Pão’ para quem deseja, além de fazer, conhecer, apreciar e saber do que está falando.

Originária de Gênova, a focaccia aparece no livro em um passo a passo detalhado

Há algo mágico e até lúdico em fazer pão, o alimento sagrado e também conhecido por ser o mais antigo do mundo. Curioso é que, embora os ingredientes para prepará-lo sejam poucos, muitas vezes até idênticos, o resultado muda completamente de acordo com a receita, a temperatura e a mão do padeiro. Basta mexer na quantidade de um ingrediente, substituir outro, acrescentar mais algum, mudar a modelagem ou criar uma finalização para chegar a resultados surpreendentemente diferentes.

Mais do que um manual prático, a obra é uma bíblia da panificação

Rústicos, leves e recheados. Simples ou sofisticados. Os pães têm em comum a capacidade de ser irresistíveis e, até mesmo, representar a cultura de um povo. E, sem exagero, o pão é a base de praticamente boa parte da gastronomia mundial, independentemente do país. Existem hoje, em média, 100 tipos de pães produzidos regularmente, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip).

bíblia do pão
Espécie de ‘Bíblia do Pão’, obra da Editora Senac traz mais de 90 receitas e detalhes por trás da criação do alimento mais antigo do mundo

De acordo com Felipe Vianna, um dos autores do Manual Prático de Panificação, o leitor vai encontrar uma breve história sobre a área, informações sobre higiene e manipulação dos alimentos, detalhes sobre equipamentos e utensílios, como são os cargos de cada profissão e suas atribuições, conceitos sobre os alimentos e suas aplicações, técnicas, além de receitas e orientações sobre como realizar os processos corretamente. “Qualquer pessoa interessada pelo tema consegue desenvolver as receitas apresentadas no livro. Ele detalha os processos de técnicas, ingredientes e modos de preparo.”

O Manual Prático de Panificação, lançamento da Editora Senac São Paulo, apresenta mais de 90 receitas de diversas regiões do Brasil e de outros países da América, além de contar com opções da Europa e da Ásia. O livro revela os segredos da atividade de padeiro e prepara o leitor para uma atuação criativa e competente em estabelecimentos de perfis diversos: indústria, hipermercados e padarias que trabalham em grande escala ou mesmo em negócios voltados à fabricação artesanal. A obra traz, ainda, curiosidades de todas as receitas e os utensílios mais utilizados na área.

bíblia do pão
A obra traz também histórias e receitas de criações como o alfajor, originário da Andaluzia, e o kouglof, famoso bolo da Áustria, Suíça e Alemanha

Ficha Técnica

Manual Prático de Panificação

Autores: Felipe Soave Viegas Vianna, Gisela Redoschi, Marcella Faria Lage, Márcia Yukie Ikemoto e Samara Trevisan Coelho.

Editora: Editora Senac São Paulo

Número de páginas: 349

Preço: R$110

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas