A receita da Vapza para crescer em alimentação

Difícil encontrar um brasileiro acostumado a ir ao supermercado que jamais tenha ouvido falar da Vapza. Conhecida por seus alimentos cozidos no vapor e embalados a vácuo, a empresa virou uma mão na roda na vida de muita gente que foge da panela de pressão. E, mais do que isso, não tem tempo para cozinhar. A Vapza abastece os supermercados com grãos, proteínas, tubérculos e vegetais praticamente prontos para consumo. Basicamente, dependendo do produto, basta temperar e aquecer.

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Lasanha de abobrinha e carne seca – essa última, entre os itens mais vendidos da Vapza

A empresa familiar que teve início em 1995, a partir da venda de batatas, acabou se tornando a pioneira em alimentos cozidos no vapor e embalados a vácuo. Hoje, são 46 produtos – de canjica e feijão a carne em tiras e bacalhau com batatas. Dada a busca crescente por alimentos mais práticos e também saudáveis para o consumo, o diretor-geral Enrico Milani resolveu ir além. Em 2014, enquanto visitava uma feira focada em produtos naturais e orgânicos na Califórnia, nos Estados Unidos, ele percebeu que era hora de alçar a Vapza a um novo degrau em sua cadeia evolutiva.

Canjica cozida, uma das 30 opções da Vapza

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Foi assim que, em 2017, a empresa sediada em Castro (PR), a 160 quilômetros da capital Curitiba, resolveu fazer sua estreia no nicho dos alimentos 100% orgânicos, com o lançamento de produtos como arroz integral, quinoa, feijão carioca e feijão preto. Outros itens dessa linha livre de agrotóxicos começam a desembarcar nas próximas semanas nas prateleiras dos supermercados, a exemplo do mix de quinoa, da soja em grãos e do mix 7 grãos. Eles também apresentam baixo teor de sódio e custam de R$ 6 a R$ 8, dependendo do tipo.

NOVOS TEMPOS

Hoje, além de atender o consumidor final, a Vapza também atende o segmento de food service – composto por bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis. “Hoje, se você olhar as redes das praças de alimentação, ninguém tem tempo para preparar e nem espaço para armazenar sacos de batatas, por exemplo. Quando você compra uma batata nossa, ela é integralmente aproveitada. Quando você compra uma batata comum, só para selecionar e descascar, a perda é de 30% a 40%”, observa Milani.

Hoje, os best-sellers da Vapza são o frango desfiado, a carne seca e a canjica. Nos 11 mil metros de área construída, seus cerca de 300 funcionários trabalham na seleção e padronização dos produtos, de forma por exemplo que todas as batatas tenham o mesmo tamanho e qualidade.

LINHA SINGLE

O mais novo lançamento da Vapza é a linha Single, que oferece alimentos em porções individuais de 250g, além de apresentar três sabores que chegam para ampliar as opções de produtos orgânicos da marca.

Novidade da marca para 2018, a linha Single oferece os vegetais e grãos já comercializados pela marca, agora, em porções individuais de 250g. O produto foi desenvolvido para acompanhar a tendência de mercado por conveniência e praticidade, que têm levado os consumidores a optarem, cada vez mais, por alimentos prontos ou semiprontos em pequenas porções e embalagens de fácil abertura e consumo individual. “A apresentação em embalagens menores nos permite também explorar um outro segmento de varejo que são as lojas em formato express, ampliando nossos pontos de venda”, explica Milani.

E-COMMERCE
A partir desse ano, a Vapza está aumentando a distribuição de seus alimentos para além das regiões sul e sudeste (as de maior presença para a marca) e centro e centro-oeste. Além da maior presença em varejistas como Assaí, Carrefour, Extra, Makro, Pão de Açúcar e Walmart, a marca promete lançar, no mês de abril, seu e-commerce.

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