Testamos o novo Ford EcoSport 2018
O que esperar do novo Ford EcoSport 2018? O novo SUV chegou recentemente ao mercado remodelado do ponto de vista de design e altamente tecnológico no quesito recursos. PRAZERICES teve a oportunidade de acelerar o novo Ford EcoSport 2018 em duas oportunidades. A primeira, em meados de setembro, quando rodou por uma semana a versão Freestyle, motor 1.5, automático, em São Paulo. A segunda, no final de setembro, onde foi possível acelerar a versão Titanium 2.0 no campo de provas da Ford em Tatuí (SP).
A história do Ford EcoSport iniciou-se em 2003 e deixou fortes rastros nas ruas brasileiras. Por 12 anos, ele foi líder na categoria de SUVs compactos. Agora, no entanto, ele ganha um novo desfecho, tornando-se a versão mais tecnológica e inteligente de toda sua história. O mais interessante é que ele foi inteiramente desenvolvimento no Brasil para abastecer não só o mercado interno, mas mais de 140 países.
O novo Ford EcoSport 2018 desembarcou nas ruas brasileiras em três versões – 1.5 SE e 1.5 FreeStyle, ambas com opção de transmissão manual ou automática, e a 2.0 Titanium automática. E dois tipos de motorização: o novo motor 1.5L 3 cilindros e o 2.0L agora com injeção direta.
Em todas as versões, o interior é totalmente novo, com materiais e acabamento de carros de categorias superiores, que valorizam a ergonomia e o conforto. Na versão Titanium, por exemplo, o estofado é claro, o que dá um toque de requinte ao veículo. Os bancos de couro apresentam um acabamento esmerado em estilo alfaiataria, painel com toque macio (‘soft touch’), teto solar elétrico, controles com detalhes cromados e emborrachados e novo volante revestido em couro, com empunhadura e botões integrados que facilitam o acionamento de vários comandos, a exemplo do piloto automático.
O Novo EcoSport oferece mais de 20 porta-objetos, distribuídos pelo veículo, incluindo porta-luvas climatizado. Chama atenção ainda a tela flutuante de 8’’, touchscreen, equipada com a central multimídia SYNC 3 e compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Câmera de ré e sensor de estacionamento são uma mão na roda para o dia a dia. E, pensando na era da mobilidade, a Ford disponibilizou duas entradas USBs iluminadas com carga rápida (“fast charge”).
DESIGN EXTERNO
Do lado de fora, as linhas se revelam mais modernas e com ar mais robusto, especialmente no capô. A grade frontal com controle ativo (que melhora a aerodinâmica do carro) alinhada aos faróis com luzes diurnas em LED, com acendimento automático, e nos novos faróis de xenon, deixaram o carro mais atraente. As rodas de 17’’ também são novas.
TOPO DE LINHA
TITANIUM 2.0, 176 cavalos
A versão mais sofisticada do novo Ford EcoSport 2018 é a Titanium 2.0, 176 cavalos. O SUV foi testado nos mais diversos tipos de pistas – asfaltada, de terra batida, poeira, cascalho, cruzamento de linha de trem, água e na emocionante “Hopi Hari” (nessa última, um engenheiro da Ford Brasil assumiu o volante). Foi uma forma de observar a resposta do Ford EcoSport 2018 automático em diferentes situações.
O que deu para perceber após pisar em parte dos 60 kms de pista deste extenso e surpreendente campo de provas de 1978 – o único da Ford na América Latina – foi que o carro é bastante silencioso. Mais do que uma percepção esta é uma constatação, confirmada pela área de engenharia da montadora que revelou dados de redução nos decibéis no veículo.
SEGURANÇA
O Ford EcoSport 2018 também se mostrou estável mesmo nas curvas bem fechadas, além de muito confortável. A parte de segurança traz ao mesmo tempo alívio e desejo – 7 airbags (até para os joelhos do motorista), controle de estabilidade e sistema anti-capotamento.
eu gosto muito dos carros da Ford.