Kiko Milano, a gigante italiana da maquiagem, estreia no Brasil

Quem desembarca na estação Milano Centrale, na capital da moda e da Lombardia, é surpreendido com uma loja enorme logo após desembarcar do trem. Pelas ruas de Milão, a Kiko Milano surge em cena em inúmeros bairros e também pelo país da bota. Fundada há 20 anos, a marca pop de make-up tem 900 lojas espalhadas pela Europa, além de outras 100 pelo mundo – dos Emirados Árabes aos Estados Unidos. A varejista que tem 90% de seus 1,5 mil itens itens produzidos na Itália e os 10% restantes entre a França e a Alemanha dá um passo importante hoje, rumo à estratégia de crescimento.

Nesta sexta-feira (17 de fevereiro), o negócio fundado por Stefano Percassi, na época um jovem empreendedor de 21 anos, faz sua estreia no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo. Trata-se da primeira unidade aberta na América Latina. A primeira de um total de sete que abrirão suas portas em São Paulo ao longo de 2017.

Com 120 metros quadrados, um lay-out moderno e clean e mais de 1 mil itens de maquiagem – muitas surpreendentes como os batons 3D, as canetas para finalizar unhas princesinha e a máscara com glitter prata -, a Kiko Milano desembarca em um mercado hoje dominado por nomes como quem disse, Berenice?, O Boticário, Natura, Avon, Vult, Maybelline e muitas outras que têm avançado no nicho do make-up.

Na loja do Shopping Pátio Paulista, a primeira a abrir na América Latina, mais de 1 mil maquiagens

No piso térreo, de cara para a rua, a primeira loja da Kiko Milano traz profissionais de maquiagem que devem prestar atendimento personalizado aos clientes. Dada a quantidade de itens nas prateleiras, o serviço de consultoria é vital para definir os melhores produtos para cada pele e necessidade.

PRAZERICES foi conhecer a loja ontem, um dia antes de sua inauguração, e aproveitou para conversar com o empreendedor italiano que construiu em duas décadas uma das maiores marcas de maquiagem do varejo mundial. Como ele mesmo gosta de enfatizar, todas as unidades da Kiko Milano são próprias. Ou seja, não existe modelo de franquia em seu negócio.

Cerca de 90% de tudo que a Kiko produz são produzidos na Itália. O restante, na França e Alemanha

Veja abaixo os principais pontos da entrevista, alguns dos produtos mais inovadores que flagramos no espaço e também fotos da loja de estreia:

Linha para cuidados das unhas, pré-esmaltação

AVANÇO FORA DA EUROPA

Percassi derrubou os muros europeus para ganhar outros mercados como estratégia de crescimento e globalização de sua marca. Hoje, ele destaca que a Kiko Milano cresce na Rússia, na Turquia, na Índia, em Hong Kong e nos Emirados Árabes, além dos Estados Unidos.

Linha de skincare desembarca no Brasil com itens que atendem de peles oleosas à maduras

BRASIL, UM SONHO ANTIGO

Há 20 anos, quando iniciou seu negócio de beleza, Percassi já sonhava em desembarcar um dia no Brasil. “Eu me recordo que depositei o nome da empresa em 1998, em uma passagem que fiz por Uberlândia (MG)”, conta, entre risos. “Eu sabia que um dia viríamos para cá.” De fato, o fundador da Kiko parece ser um apaixonado pelo Brasil. Ele viaja para cá com frequência – de 5 a 6 vezes por ano -, por conta de férias, festas, eventos como o Carnaval e também amizades que construiu nos últimos anos.

Rímel com giltter prata, um must-have que acaba de desembarcar no Brasil pelas mãos da marca italiana

EXPECTATIVA COM O MERCADO NACIONAL

O Brasil, lembra Percassi, é um dos maiores mercados de beleza do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão. Por conta de seu tamanho e, ao mesmo tempo, das oportunidades e também desafios, PRAZERICES perguntou se o italiano considerava fácil ou difícil sua estreia em solo nacional. “Hoje em dia, não é fácil em lugar nenhum. Estamos aqui para fazer negócio e mostrar nossa filosofia, inovação, produtos e serviços com um toque italiano. Se somos melhores ou piores que os outros, o consumidor dirá”, responde.

Paleta de corretivos da marca. Lembra um Pokémon, mas na verdade é um curinga que promete tonalizar e corrigir

PLANO DE EXPANSÃO

A Kiko Milano planejou abrir sete lojas em São Paulo este ano. A primeira, do Shopping Pátio Paulista, inaugura nessa sexta, seguida pela do Shopping Pátio Higienópolis na próxima semana. Todas serão instaladas em centro de compras e, dentre os próximos endereços, está certa a chegada ao Center Norte. Questionamos o número de lojas previstas para abertura no Brasil e Percassi diz que dá para ter facilmente mais unidades no país, mas que ainda não definiu esse número. As primeiras operações do varejo serão um termômetro para o que virá.

Algumas das máscaras à venda na loja da Kiko

GAMA DE PRODUTOS E PREÇO

Em uma detalhada visita pela loja, PRAZERICES encontrou desde produtos para cuidados com os lábios como esfoliante, hidratante e balm (mais poderoso e para ser usado à noite), passando por dezenas de tipos de batons na forma de caneta, lápis, bastão, gloss, em 3D, do opaco matificado ao brilhante molhado. A variedade e as cores impressionaram e sinalizam que, se planejar abrir centenas de loja pelo país, a Kiko Milano incomodará a concorrência.

A gama de maquiagem em geral é bastante grande e isso inclui várias faixas de preços de batons, sombras, blushes, bases, CC creams, máscaras (todas as cores e promessas de alongamento e volume), fora os esmaltes. Destaque ainda para os produtos de cuidados para as mãos e os pés (há umas luvas que prometem trazer a hidratação de volta em minutos) e também para a linha de skincare (cuidados com a pele do rosto), bem vasta. Os preços da loja devem atingir públicos de bolsos e demandas variadas e vão de R$ 15,90 (lápis para boca) a R$ 179 (sérum fácial).

Delineador dourado, um dos produtos que devem bombar na loja

PRODUÇÃO LOCAL

Tudo que a Kiko Milano trouxe para o Brasil é produzido na Europa, entre Itália, França e Alemanha. Perguntamos ao fundador se ele pensa, um dia, em produzir suas maquiagens localmente. Ele respondeu que, à medida que a marca ganhar volume e expandir suas lojas pelo país, essa será uma possibilidade.

 

17 comentários em “Kiko Milano, a gigante italiana da maquiagem, estreia no Brasil

  • 18 fevereiro, 2017 em 19:11
    Permalink

    Gostaria de saber quando a Kiko vai chega ao Brasil? Sim, porque abrir sete lojas no mesmo estado é, no máximo, chegar em SP.

    Resposta
    • 21 fevereiro, 2017 em 13:55
      Permalink

      Boa tarde,
      Fizemos esta pergunta em entrevista ao fundador, mas ele disse que, por ora, só definiu as lojas de SP. Após esse experiência, ele vai definir os próximos passos.

      Resposta
  • 6 junho, 2017 em 6:29
    Permalink

    Trabalhei nessa loja e foi a pior experiência da minha vida, eles vem pro brasil pra explorar as pessoas e o ambiente é péssimo.

    Resposta
  • 10 junho, 2017 em 10:57
    Permalink

    Conheci a Kiko a 8 anos, por uma Irma que mora na Itália, foi paixão à primeira vista,
    Trabalho na área da beleza é fã da kiko pra minhas clientes; só lamento que o acesso seja difícil. Moro na Paraiba, imagina!
    Amo a Kiko, Kiko e top👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    Resposta
    • 10 junho, 2017 em 14:56
      Permalink

      oi, Margareth
      tudo bem? Não fique chateada, pois a Kiko Milano vai lançar o e-commerce no Brasil em breve. Aí você vai poder comprar tudo que desejar.
      Obrigada pela visita e volte sempre.

      Resposta
  • 18 setembro, 2017 em 22:16
    Permalink

    Será possivel eu ter alguns produtos kiko no meu salão para revender para as minhas clientes?

    Resposta
    • 18 setembro, 2017 em 22:18
      Permalink

      Sera possivel ter os produtos de make kiko para revender para minhas clientes no meu salão de blz?

      Resposta
  • 25 dezembro, 2017 em 18:47
    Permalink

    Tenho todos os produtos da Make Kiko disponivel para venda ! Se alguem estiver interessado por favor entrar em contato por e-mail ( londres1609@hotmail.com ) . Kind regards

    Resposta
  • 12 janeiro, 2018 em 22:08
    Permalink

    Testa em animais.
    A marca eh cruelty free?

    Resposta
    • 15 janeiro, 2018 em 11:54
      Permalink

      Bom dia Carla,
      Não, a Lush não faz testes em animais. Ufa!
      Abs,

      Resposta
  • 20 fevereiro, 2018 em 12:07
    Permalink

    ola,gostaria de saber mais informações sobre franquias?

    Resposta
    • 20 fevereiro, 2018 em 20:13
      Permalink

      oie Marlene,
      Sugiro vc falar diretamente com a empresa, mas por ora eles ainda não abriram para franquias. Vou passar seu email para eles.
      Abs,

      Resposta
      • 22 fevereiro, 2018 em 20:39
        Permalink

        Ola, gostaria de informações referentes a franquia no Brasil, fora do Estado de São Paulo. É possível algum contato ?
        Obrigada 😉

        Resposta
  • 14 março, 2018 em 20:09
    Permalink

    Boa noite !!! Quanto custa franquia na cidade palmas torcantins ou paropeba do Pará .eu estou interessada obrigada

    Resposta
    • 15 março, 2018 em 1:48
      Permalink

      Boa noite Edna,
      Como não tenho esse tipo de informação, seria interessante você entrar em contato diretamente com a Kiko Milano. Mas, até onde sei, eles ainda não abriram para franquia.
      Abs,

      Resposta
  • 26 julho, 2018 em 11:18
    Permalink

    Tem alguma loja em Goiânia que venda produtos da Kiko?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas