Novo Fiesta 1.0 turbo migra do popular ao “compacto premium”

O novo Fiesta da Ford, batizado de New Fiest EcoBoost, é um 1.0 com pegada de 1.6. Um incremento possível graças ao uso do motor EcoBoost (de economia e impulsionamento), que já equipa sete modelos da montadora ao redor do mundo, como o Focus RS e o novo Ford GT.

Na prática, trata-se de um motor menor e mais leve em um carro com uma potência maior, de 125 cavalos – o equivalente a um 1.6. Ele também é mais econômico. E dotado de muita tecnologia. Por essas razões, o modelo não se encaixa mais na categoria “popular”. Agora, ele é o que a Ford chama de “compacto premium”.

Quando chegar às concessionárias na metade desse mês, ele estará reposicionado para cima. Ou seja, como modelo topo de linha – do motor turbinado aos bancos de couro.

O New Fiesta EcoBoost desembarca no varejo apenas no modelo hatch. Não há previsão nem confirmação de que a montadora lançará o formato sedã.

POR DENTRO DO CARRO

Fora das pistas, o que mais chama atenção no carro – e até assusta alguns entusiastas da marca – é o preço: R$ 71.990. O mais popular dos veículos da Ford, o Ka, custa R$ 39 mil (modelo de entrada).

Na estrada, entre Campinas e Mogi-Guaçu (SP), e no Autodódromo Velo Citttà (SP), ao lado de um piloto do espaço que chegou a 130 km/h na curva e testou diferentes marchas e velocidades em variados obstáculos, seu desempenho dá uma pista do preço mais elevado.

PRAZERICES experimentou o novo Fiesta turbinado durante as duas experiências e constatou que o veículo não decepciona. Pelo contrário, ele demonstrou ser bem diferente da maioria dos modelos 1.0 do mercado. Quatro características, em especial, chamam atenção:

  1. potência – a rapidez com que ele vai de 0 a 100 km/h. Em uma contagem amadora, feita umas três vezes, ele atingiu essa velocidade em 10 segundos. A Ford cronometrou, em seus testes, 9,6 segundos. Ou seja, ele é ligeiro mesmo.
  2. estabilidade – mesmo em situações de curva e na mais alta velocidade
  3. leveza – sensação visível na estrada
  4. ausência de ruídos – mesmo desligando o som, o ar, fechando completamente todos os vidros e ficando em silêncio, o que se escuta é o barulho do vento e não do motor
Novo Fiesta, agilidade na estrada e porta-malas com capacidade para levar duas malas grandes e uma mochila
New Fiesta EcoBoost, potente na estrada e porta-malas com capacidade para levar duas malas grandes e uma mochila

DE 0 A 100 KM/H EM 9,6 SEGUNDOS

Segundo a Ford, o veículo, já vendido no exterior, foi premiado por três vezes consecutivas como o “Motor Internacional do Ano” e cinco vezes na categoria até 1.0 litro. A montadora garante que sua potência de 125 cv e torque de 17,3 kgfm fazem dele o 1.0 turbo mais potente do mercado. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. No quesito economia, consome 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina. Infelizmente, o carro não é bicombustível.

Ele traz 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), sistema de partida sem chave, chave com sensor de presença, bancos de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, piloto automático e ar-condicionado digital.

Tem também sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, AppLink para acesso a aplicativos de smartphones e Assistência de Emergência. Recursos que unidos ao motor explicam que se trata de um topo de linha entre os modelos 1.0 e sinaliza para o preço ser quase o dobro de um popular.

 

Câmbio automático é um dos destaques do EcoBoost
Painel do EcoBoost. Modelo vem com transmissão automática

Outros modelos do Fiesta

A linha 2017 é formada ainda pelas versões 1.6 SE, SEL e Titanium e 1.0 EcoBoost Titanium. Segundo a Ford, o New Fiesta é uma opção para os consumidores que estão migrando dos hatches médios para os segmentos de sedãs e utilitários esportivos.

O modelo de entrada da linha é o New Fiesta SE, com motor 1.6 Sigma e transmissão manual de cinco velocidades. Ele vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, alarme volumétrico, som e computador de bordo. Sai por R$51.990.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas