Próximo “must go” do Rio, Grand Hyatt abre as portas na Barra da Tijuca
O Rio de Janeiro continua lindo, mas não é mais Copacabana nem Ipanema que despontam como as “meninas dos olhos” dos investidores. O desenvolvimento econômico – e também hoteleiro – tem endereço: a Barra da Tijuca, a cerca de 45 minutos do aeroporto Santos Dumont ou do Galeão. Foi lá que já se instalaram ou estão para se instalar os hotéis Hilton, Windsor, Pestana, Marriott e Trump Collection (do pré-candidato às eleições americanas). A região, vale lembrar, tem avançado por conta do ecoturismo e também pelo avanço local de empresas que estão migrando suas matrizes para lá ou abrindo uma segunda unidade.
Com obras iniciadas em setembro de 2012 e hoje com cerca de 400 funcionários já em treinamento, o Grand Hyatt Rio de Janeiro abriu suas portas às 12h desta segunda-feira (28 de março). A tempo de receber os turistas para as Olimpíadas. O hotel encontra-se praticamente cheio para a ocasião.
Fachada Grand Hyatt Rio de Janeiro, muito vidro e vegetação – Foto Tadeu Brunelli
Até então, a rede com headquarter em Chicago, mais de 60 hotéis espalhados pelo mundo, só tinha uma unidade operando no Brasil, que é a de São Paulo, inaugurada em 2002. Agora, o Hyatt finca definitivamente sua bandeira no bairro nobre da capital fluminense, bem no coração da Barra da Tijuca, em frente à praia, com a Lagoa de Marapendi ao seu redor.
Com 436 apartamentos – 43 deles suítes -, o hotel tem projeto assinado pelo arquiteto canadense Yabu Pushelberg, que combinou m design moderno e sofisticado com um toque sutil de casa na praia e elementos naturais. Todos os quartos, vale contar, têm varanda e vidro do piso ao teto. O objetivo do Grand Hyatt é passar o conceito de um resort urbano. “Ou seja, une conforto e os serviços de luxo de uma rede global com a atmosfera tranquila e relaxante de resort de praia”, explica Mariana Nunes, diretora de Guest Experience, Grand Hyatt Rio de Janeiro.
Todos os quartos têm varanda e vidro do piso ao teto. Foto: Tadeu Brunelli
O piso das áreas comuns tem um desenho exclusivo, com inspiração em linhas retas e desenhos geométricos que prestam uma homenagem a Burle Marx. Outro destaque do projeto é o seu paisagismo, ligado à natureza. Foram criadas 17 paredes verdes e plantadas 12 mil mudas entre fachadas e colunas, criando diferentes jardins suspensos. Grandes varandas e janelas de vidro do piso ao teto (caso dos quartos, como mostra a foto abaixo) possibilitam em todos os ambientes a entrada de luz natural e a valorização do cenário exterior.
As cores claras são o destaque do projeto, inclusive nos dois mil metros quadrados voltados para eventos corporativos e festas, incluindo as de casamento. Destaque para o dois ballrooms, um que permite a acomodação de 200 pessoas sentadas (Rio Ballroom) e outro que chega a receber 500 (Grand Ballroom), também sentadas.
O Grand Hyatt Rio de Janeiro terá três restaurantes, todos com arquitetura e design assinados por Arthur Casas:
– Cantô – lounge bar com cozinha local e internacional que servirá café da manhã, almoço, drinques e petistcos.
– Tano Cucina Italiana – inspirado nas tradicionais tratorias italianas, terá massas frescas feitas no hotel, uma seleção especial de azeites e geleias e uma carta de vinhos e bebidas italianas.
– Shiso – restaurante japonês somente com serviço de jantar. Vai apresentar uma seleção sofisticada de sushis, sashimis e yakitoris e terá um bar especializado em saquês e drinques feitos com a tradicional bebida japonesa.
Dos mimos voltados aos hóspedes e elaborados pelo time de Mariana Nunes, comandante da área de experiência ao hóspede, destaque para:
- Valet bikini – será oferecida lavanderia da roupa de banho sem custo adicional a todos que quiserem ir à praia.
- Lounge Marapendi – ao custo de US$ 50, os hóspedes que chegam muito antes do check-in ou precisam ir embora depois do horário de check-out terão acesso ao lounge com banheiros com chuveiro, comidinhas, sofás confortáveis e Wifi incluso.
Atiaia, o spa do Grand Hyatt Rio de Janeiro, foi desenvolvido com o intuito de operar com um santuário de renovação. Ele tem nove salas privativas e uma seleção de tratamentos de relaxamento, rejuvenescimento e beleza. O espaço terá também saunas, sala de yoga e relaxamento e academia de ginástica.
NOVA BANDEIRA NO BRASIL
O Grand Hyatt Rio de Janeiro não é a única aposta da rede americana para expansão de sua operação no Brasil. No meio do ano, a bandeira Hyatt Place desembarca no país. Seu primeiro destino é São José do Rio Preto (SP). Ao todo, serão abertas nove unidades desse formato 4 estrelas no país. “A ideia é se instalar em cidades secundárias e terciárias e oferecer muito conforto, quartos amplos e Wifi grátis”, conta Mariana.
No exterior, a marca está presente em aeroportos e cidades universitárias dos Estados Unidos, além de Dubai e da Índia.