Irmão com sotaque italiano do Outback, Abbraccio expande operação no Brasil

O Brasil, com foco especial nas regiões sul e sudeste, transformou-se na terra das cantinas, pizzarias e também dos restaurantes italianos mais refinados. Dada a influência dos imigrantes que começaram a desembarcar no país com mais força no início do século 20, a população de forma geral aprecia a culinária do país da bota e sempre tem uma casa de sua preferência para indicar.

De olho no público brasileiro, cada vez mais interessado em expandir seus horizontes gastronômicos e sempre aberto às propostas internacionais, o grupo americano Bloomin´Brands, fundado nos anos 80 na Flórida e hoje considerado um dos maiores negócios de casual dining do mundo, avança no Brasil. Com 1,4 mil restaurantes das marcas Outback, Carrabba´s, Fleming´s e Bonefish Grill espalhados por mais de 21 países, ele resolveu acelerar sua segunda grande aposta em território nacional, mesmo que em tempos de crise. Depois do conceito australiano do Outback, o grupo investe na cozinha italiana e, em breve, abrirá seu terceiro projeto por aqui, o Fleming´s Steakhouse & Wine Bar.

Ricardo Carvalheira, o homem por trás da operação Abbraccio
Ricardo Carvalheira, o homem por trás da operação Abbraccio

Foi assim que, em maio de 2015 e após 10 meses de estudos e pesquisas no mercado nacional, foi lançado o Abbraccio Cuccina Italiana (abraço, em italiano), inspirado no Carrabba´s. A primeira unidade foi aberta no Shopping Vila Olímpia (SP), com um amplo cardápio de entradas, saladas, pratos principais e sobremesas. Criações de referência italiana, mas contemporâneas e com um diferencial característico dos negócios americanos mais estruturados, que é a padronização. Ou seja, assim como no Outback, os pratos, independentemente da unidade visitada, chegam à mesa sempre com a mesma aparência, tamanho, textura e sabor.

Hoje, o Abbraccio inaugura sua quarta unidade, desta vez no Shopping Anália Franco (SP), fruto de um investimento de R$ 5,5 milhões. As outras duas unidades operam no Market Place (SP) e no Iguatemi Campinas (SP). Em março, a rede estreia em Brasília, onde planeja abrir duas unidades no Iguatemi Brasília e ParkShopping. Pelo menos mais duas casas devem ser abertas ainda este ano no país.

“Estamos continuamente estudando oportunidades de crescimento. Em 2015, inauguramos três restaurantes em cerca de cinco meses e nossa meta é chegar a 50 unidades em cinco anos”, garante Ricardo Carvalheira, COO do Abbraccio. Só em infraestrutura, a marca planeja investir cerca de R$ 27,5 milhões em 2016.

Fettuccine Abbraccio
Fettuccine, um dos pratos mais pedidos do Abbraccio

EXPERIMENTAMOS

PRAZERICES conheceu o Abbraccio do Shopping Vila Olímpia (SP) logo após sua inauguração há cerca de um ano e visitou no domingo as instalações da unidade do Shopping Anália Franco (SP), que abriu suas portas hoje para o público. Do ponto de visto da arquitetura e decoração, o que mais chama atenção é o tamanho da casa – a maior de todas. São vários salões, com destaque para um grande e atrativo bar e duas salas privativas para eventos corporativos. Atenção ainda para a cozinha aberta que convida o cliente a espiar o preparo dos pratos e a sentir seus aromas. No banheiro, uma divertida surpresa: uma espécie de aula de italiano, com uma gravação explicando a pronúncia e a tradução de várias palavras do português para o italiano e vice-versa.

Unidade do Anália Franco com cozinha aberta
Unidade do Anália Franco com cozinha aberta

Uma vez na mesa, um atendente explicará que o pão (quentinho), um pires com oito tipos de ervas (entre frescas e secas) com azeite e a garrafa de água são por conta da casa. E pode repetir. A quem desejar, dá para pedir água italiana como mostra o cardápio. Três boas sugestões: experimente o chá gelado com laranja vermelha (a chamada arancia rossa), a soda italiana servida em diferentes sabores e um dos vinhos da casa (destaque para o siciliano Baglio di Luna 2014).

11219450_1761510767417421_7696073989055384618_o
Carta de vinhos com tintos e brancos da Itália e também da América do Sul

O cardápio é amplo, o que exige uma leitura atenta a cada um dos pratos. As massas são a estrela da casa, mas há ainda opções imperdíveis como o polo brianni, servido no exterior no Carrrabba´s e com sabor inesquecível. Trata-se de um bom peito de frango grelhado coberto por queijo de cabra e tomate seco. Para acompanhar, peça um fettuccine Alfredo. Se quiser algo mais light, dá para escolher outra coisa como brócolis salteados com tomate e alho. Para quem gosta de carne vermelha, a casa serve ainda três ótimas de filet mignon como o grelhado e previamente temperado com ervas e azeite. De fazer bonito em qualquer grande steakhouse.

Ravioli di mozzarella e proscicutto
Ravioli di mozzarella e proscicutto

Dentre as sobremesas, seria uma blasfêmia pisar numa casa italiana sem experimentar o tiramissú (a fatia servida é bem farta) ou os mini cannoli com recheio de queijo mascarpone e ricota e gotas de chocolate. Assim como o Outback, o Abbraccio é um restaurante que dá vontade voltar com frequência.

Tiramisú, um clássico italiano
Tiramisú, um clássico italiano

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas