Weleda, a marca suíça de cosméticos que prioriza a natureza às celebridades
O universo da beleza, tomado por gigantes globais, rostos de celebridades e investimentos agressivos em publicidade, é uma espécie de “Clube da Luluzinha” do qual a fabricante suíça de medicamentos, cosméticos e chás Weleda não participa. Fundada em 1921, a marca ganhou esse nome como forma de resgatar o trabalho das curandeiras célticas, um conceito próximo de seus produtos de beleza e cuidados pessoais, todos embasados no uso de ingredientes naturais e orgânicos, provenientes de cultivos ecológicos. A empresa garante não realizar testes em animais nem usar derivados de petróleo e perfumes artificiais em seus produtos. Por conta desses diferenciais, a Weleda tornou-se um nome forte em seu país de origem e também na Alemanha, Áustria, França e nos Estados Unidos. Em medicamentos, ela trata da dor à ansiedade. Já em cosméticos, sua gama é enorme e atende do bebê à mulher madura, passando pelo homem.
Em viagem recente à Áustria e Alemanha, PRAZERICES deparou-se com a marca presente em supermercados especializados em orgânicos e com cartazes dispostos nos corredores dos trens que fazem rotas como Berlim/Frankfurt. Assim como a marca, ficou visível que sua estratégia de comunicação é leve e discreta. Ao invés de apelar para atrizes e modelos, ela prefere fazer uso dos ativos (a exemplo de plantas e flores) para divulgar a eficácia de seus produtos. Por conta disso, comenta-se que ela tem clientes famosas como a cantora Adele, a atriz Julia Roberts e a exigente estilista Victoria Beckham.
Um passeio pelas gôndolas dos supermercados bio da Alemanha, a leitura dos rótulos da marca e a experimentação de alguns de seus cosméticos revelam que a empresa atua nesta área de cosméticos naturais há quase um século (exatos 95 anos) não só por desejo, mas por conta da demanda mundial. Há textos internacionais que mostram que consumidores já pediam produtos naturais no início dos anos 20. Ou seja, muito antes do avanço de temas como sustentabilidade e orgânicos. Em 1926, a marca criou o Skin Food, que é vendido até hoje e trata regiões muito secas e ásperas.
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A boa notícia é que não é preciso esperar as viagens ao exterior para encher a mala com produtos da Weleda. A marca, hoje presente em mais de 50 países, tem 15 farmácias próprias em operação no Brasil, loja online e presença em farmácias homeopáticas e redes de drogarias. Mas não só. Detentora do Natrue, selo internacional que valida os cosméticos genuinamente naturais e orgânicos, a Weleda também cultiva plantas medicinais no Brasil, mais especificamente em São Roque (SP).