Cosméticos gourmand: é pra comer ou pra usar no corpo?
Não é de hoje que o mundo da beleza e o universo da gastronomia têm unido experiências em torno de frascos coloridos e aromáticos contendo perfumes, hidratantes, aromatizadores de ambientes, velas e sabonetes. Nem todas as parcerias são certeiras, é bem verdade, já que há casos de produtos com com cheiro enjoativo demais e textura pegajosa. Há, no entanto, criações com resultados tão divertidos, além de eficazes e cheirosos, que entraram para a história da cosmética contemporânea.
Esse é o caso do trabalho conduzido a quatro mãos pela parisiense Ladurée, criadora do macaron (o famoso suspiro francês, com base de farinha de amêndoas), e a marca de perfumes Nina Ricci (da famosa estilista franco-italiana). Em 2014, elas lançaram a fragrância La Tentation de Nina, um eau de toilette com cheiro do popular docinho francês. O vidro cor-de-rosa com dourado virou logo um objeto de desejo.
No Brasil, a The Beauty Box, marca do Grupo Boticário, também aposta na criação de cosméticos com gosto (ops, digo cheiro) de doces delícias há algum tempo. A cada temporada, ela surge com novidades. As últimas inspirações para sua linha própria de beleza? Creme de coco, torta de limão, ganache de chocolate, sorvete de morango e amêndoas carameladas.
Com o objetivo de estimular a sinergia entre os sentidos – do olfato ao tato -, a marca brinca com cores mais vibrantes e aromas muito próximos das gostosuras mencionadas. Um exemplo é o esfoliante corporal Coconut Cream. Trata-se de um creme de coco que atua na renovação da pele, eliminando as células mortas através dos grânulos da casca de coco. A indicação é de uso após o banho, com a pele limpa e úmida, com enxague na sequência. Preço: R$49,90 (200 gramas).
Outra gostosura muito difícil de encontrar no Brasil – eu só acho textura igual nas lojas da marca holandesa Rituals – é o sabonete Lemon Pie, que oferece uma espuma com textura ultra-macia. O produto é fácil de espalhar e dá uma sensação de banho tomado com uma espécie de chantilly bem leve. A versão criada pela The Beauty Box traz notas olfativas cítricas e docinhas, uma vez que sua inspiração é a limonada suíça e o marshmallow da torta de limão. Preço: R$ 29,90 (150 ml).
Há ainda loção hidratante tonalizante chocolate ganache, manteiga hidratantea almod caramel, loção hidratante strawberry gelatto e sabonete em barra em forma de macaron. Uma diversão que, definitivamente, não engorda.